top of page
  • Writer's pictureHeloísa Mendes de Siqueira

Stress físico e emocional

Estamos vivendo um momento ímpar.

A todo momento recebemos alguma notícia que nos relembra que a saúde está em check.

Se você está doente, então tem que tratar a doença, mas se não está você tem que tratar a saúde.

Pensando que estamos com esta responsabilidade, primeiro conosco, para depois com o outro, vamos focar inicialmente em si mesmo. Podemos pensar que o corpo é um ecossistema de forma completa, capaz de dar guarida ou defender sua vida de doenças.



Queria esclarecer aqui que não sei mais do que aprendi na escola, o único diferencial que posso apresentar é a gestão de 48 anos de asma, o que me deu uma certa maestria de como controlar as crises.

Aprendi e ainda aprendo que por traz das crises, há uma Inteligência.


Muitas vezes sinto a crise vindo mesmo antes dela ocorrer, por exemplo: olho a agenda da Vida e vejo que nos próximos dias vou me deparar com uma ou mais situações que tenho de resolver. Algumas que eu nem quero resolver, mas estão lá e eu vou ter que buscar recursos internos para enfrentar aquela situação.


Em Neurociência do Comportamento, passei a ter mais clareza neste mecanismo.

Especialmente na escolha que fiz atrelando este estudo a espiritualidade. Dr. Sérgio Felipe de Oliveira falaria mais ou menos assim, ele me perdoe a ousadia: “Entenda, não há certo ou errado, apenas se conhecer melhor e entender como o corpo, os pensamentos funcionam pode lhe ajudar a entender melhor você e suas interações com a Vida e com o Mundo.

Em outro livro de orientação espiritual, me perdoe se estou insistindo neste lado, mas veja se o texto não é sensato:

“Não se pode falar de ecologia (lembre aqui estamos focando o texto no ecossistema do corpo), no sentido integral e cósmico, sem se falar no fator comportamental e moral do ser humano. Dessa forma, o crescimento espiritual, entendido como aprimoramento íntimo, moral e intelectual, é questão de Inteligência, e não de religiosidade.”

[Abduzidos- Robson Pinheiro]


Onde eu quero chegar com isso?

No meu caso, a asma aparece antes mesmo que o fato. No primeiro instante é só uma resposta a minha ansiedade. Ou seja, se eu utilizar da Inteligência Emocional para coordenar as situações de forma realista, vivendo a vida como um dia de cada vez, sem projetar no futuro as minhas angústias internas, eu estou me mantendo mais saudável.


E as angústias?

Conexão Espiritual. Veja bem estamos aqui vivendo no planeta Terra e no mínimo temos que dar um sentido a vida, se houver uma chance para a experiência espiritual passar a ser parte da sua vida de forma ativa, ou ao menos como ponto de observação, talvez você comece a perceber seu benefício como ponto de apoio, como ferramenta para evolução de valores, como auto desenvolvimento, como uma boa fórmula terapêutica na mudança de humor, ou observando de forma simplista, como um instrumento de regras de o que fazer ou não fazer o exercício espiritual já se tornará um organizador do pensamento. De bons pensamentos, ou de atenção aos pensamentos.


Agora vamos aos pensamentos, já lhe ocorreu que de tudo o que existe no mundo o homem é o único que utiliza do recurso do pensamento para suas escolhas?

Pois é, eu não tinha pensado até assistir o Curso de Introdução a Psicologia da Associação Médica Espírita do Rio Grande do Sul.

Me caiu a ficha que talvez eu utilizasse meu QI de forma mecânica, respondendo a Vida conforme vinha, resolvendo, vivendo, apagando incêndio conforme a agenda mandava.... mas a mim esta fórmula já não funciona mais.

Afinal, no momento, a Vida está nos convidando a entender o mundo, o outro, a si mesmo, as relações, a própria Vida de uma nova forma.

Então o convite para reservar uns minutos que seja de seu dia para as próprias reflexões, para seu aperfeiçoamento, equacionalizar a saúde se utilizando de todos os recursos disponíveis – Inteligência Racional, Emocional e Espiritual - me parece uma medida preventiva e também oportuna de se cuidar e evoluir.


Além do Medo

“És filho de Deus.

O Sol te beija a fronte, todos os dias.

Os pássaros cantam aos teus ouvidos.

Aos teus pés, todos os caminhos se abrem.

A terra anseia pelas suas sementes.

A fonte que desliza, cantando, oferta-se aos teus lábios.

As flores desabrocham, perfumando o ar que respiras.

Não tenhas medo de viver.

Aguça os teus sentidos e integra-te com a Criação Divina.

Tudo existe em função da tua existência.

Não temas a dor e nem receies a morte.

Viverás para sempre.”

Livro: Vigiai e Orai – Carlos A. Baccelli e Irmão José




Helô Siqueira

Apaixonada por Inspirar o Outro

"Acredito fortemente que a Vida é um laboratório da Alma e quanto mais consciente de suas capacidades, mais direcionadas e administradas elas estão, mais fácil se tornam os processos e o fluxo de desempenho e felicidade."


Meu nome é Heloísa e utilizo a ferramenta do Coaching para lhe apoiar na jornada de seu autoconhecimento.

Você encontrará em mim uma conversa franca, mas sensível aos seus pontos e que só tem um objetivo: lhe ajudar a olhar sua Vida com plenitude, independência e confiança.

Executive Coach e Life Coach



Recent Posts

See All
bottom of page