top of page
  • Writer's pictureHeloísa Mendes de Siqueira

Coaching para Jovens. Coaching em escola.


O desenvolvimento da identidade pessoal é com certeza o nosso maior desafio, passamos a vida nos questionando pra quê e por que?

Quando não ficamos massacrados em meio as demandas diárias de: quando, como, quanto, quanto custa?


Foi baseado nestas questões, observando os movimentos dos adolescentes a minha volta (minha filha e seus amigos - 14 anos) e aproveitando um movimento da escola em um Projeto muito bem elaborado pela coordenação e professores que propus a experiência de aplicar algumas ferramentas do Coaching de Carreira para Jovens aos alunos de 9 ano.


Desprendidos, curiosos, 61 alunos responderam as pesquisas sobre seus talentos, interesses, conhecimentos, hobbies, valores.


Surpreendentes me deparei com respostas como: “sou de humanas”, “faço arco e flechas”, “aprendi coreano online na pandemia”, “para fugir do não fazer nada foquei meu interesse em astronomia”, “em desenhos”, “em projetos”....

Além de ressaltarem valores como: relação com Deus, honestidade, amor, empatia, ajudar, humildade, alegria, independência, liberdade, altruísmo, fazer o bem.

E serem reconhecidos pelos Pais e amigos como inteligentes, respeitosos, desafiadores, criativos, alegres, determinados, organizados, esforçado, saber fazer rir, ser um bom amigo, companheiro, verdadeiro....


Ao finalizarem a atividade em perfil de si mesmos, leram para si e ao melhor amigo e a resposta foi a mesma: “Eu conheço bem o meu amigo, mas não conseguia me ver assim!”. Aliás 3 alunas disseram: “Eu me conhecia”, e quando questionadas sobre o quanto isto estava estruturado em seu entendimento, as três disseram: “Não, estruturado assim eu não via.”


Puderam em seguida responder como utilizariam na sociedade, em uma causa social, mais chuvas de surpresas vieram:

“Utilizaria meu talento culinário para fazer comida a quem está sem moradia”, “Utilizaria a minha criatividade a quem precisa”,” a minha capacidade de fazer as pessoas rirem e ajudando as tristes a sorrir”, “meu talento de interagir com as pessoas para ajudá-las em momentos difíceis”, “meu talento com esporte para ajudar quem não pode fazer o que quer, ou treinar uma criança ou adolescente para conquistarem seus sonhos”. “Eu utilizaria da escrita, eu da minha forma de fazer críticas construtivas, eu do meu humor e habilidade de edição de vídeos, eu do meu interesse por Direitos, para arrecadar fundos, ou divulgar”.


Encerramos falando sobre o cérebro, as inteligências múltiplas e o seu desenvolvimento até os 25 anos, pasmem todos os presentes largaram o celular, projetaram seus corpos para frente e escutaram atentamente. Que se autointitular de “Humanas”, “Exatas”, é pensamento fixo da geração passada, eles precisam viver o novo, compreender seus sonhos, sentimentos, suas preferências, suas necessidades para abarcar nos próximos anos do ensino médio, se observando, reconhecendo, criando uma conscientização sobre si mesmos, direcionando metas, se comprometendo com seu futuro e como irão transformar o mundo neste lugar mais igualitário, diverso e mesmo a frente de novos desafios, sempre alegres como desejam ser.




Helô Siqueira

Apaixonada por Inspirar o Outro

"Acredito fortemente que a Vida é um laboratório da Alma e quanto mais consciente de suas capacidades, mais direcionadas e administradas elas estão, mais fácil se tornam os processos e o fluxo de desempenho e felicidade."

Meu nome é Heloísa e utilizo a ferramenta do Coaching para lhe apoiar na jornada de seu autoconhecimento.

Você encontrará em mim uma conversa franca, mas sensível aos seus pontos e que só tem um objetivo: lhe ajudar a olhar sua Vida com plenitude, independência e confiança.

Executive Coach e Life Coach


Recent Posts

See All
bottom of page