Se você se preocupa e acredita que deve colocar um freio no excesso de tempo que seu filho(a) de dedica ao esporte, eu quero te contar um segredo.
Durante a vida, o corpo sente muito antes o que a mente ainda não processou, e na adolescência eles estão desenvolvendo suas inteligências múltiplas e os jogos com bolas ou esportes irão desenvolver habilidades corporais fundamentais para o processo do crescer, como a Inteligência Corporal cinestésica importantíssima para cirurgiões, uso da sensibilidade das ciências naturais e do corpo.
A capacidade estratégica de planejamento e ação, a capacidade de lógica matemática de resolução de problemas, reconhecimento espacial, além da habilidade interpessoal e linguística, pois ele terá contato e relacionamento com todas as faixas etárias.
Os esportes nesta idade também tem um papel fundamental nas vivências que elevam a auto-estima, então usar as oportunidades que o esporte propõe e ainda fazer o esporte trabalhar para você dizendo:
“Sim você pode jogar bastante, desde que durma no horário, tire ótimas notas, tenha organização e disciplina dos estudos, assim como você tem no esporte."
E aproveito para te contar um segredo, uma experiência pessoal. Filhos no esporte são filhos muito mais inteligentes.
Raramente temos problemas com notas, disciplina e respeito ao outro e as lideranças, neste momento representados como capitão, técnicos e juízes. Ou seja, com ajuda ainda temos a experiência de se tornar um ótimo cidadão.
Comments