• Heloísa Mendes de Siqueira

Conhecendo outras camadas de si mesmo.

Updated: 18 hours ago

“A cada momento ocorrem no nosso corpo movimentos espirituais. Quantos movimentos ocorrem conjuntamente em nós para que no corpo permaneça Vivo!"

Do livro A CURA – Bert Hellinger, algumas das explicações que me dou sobre a força do AMOR, costurando a 5 Essência [Albert Einsten]

A cada momento são movimentos novos, movimentos criativos!”

Por traz dos movimentos respondemos instintivamente as Ordens do Amor: 1. Pertencimento; 2. Hierarquia; 3. Equilíbrio de Troca.

Por traz destes movimentos há uma Consciência, uma Consciência Espiritual a que serve:

1. AMOR – o amor do Espírito é uma postura

2. PAZ – lugar onde tudo cabe

3. CRESCIMENTO – tudo tem seu tempo certo, a seu tempo até que chegue ao fim e se conclua, sem arrogância. (E o que buscamos mais além disso? Felicidade, que entendo é este misto com satisfação.)

Por traz dos movimentos há:

A. Abundância: movimentos que buscamos mais (+), mais Vida, mais Amor, mais Sucesso, mais Alegria, mais Felicidades, em busca de + aquilo que seria ir Junto com o movimento do Espírito, ir com o movimento criativo do Espírito?

B. Desligamento: será que parei na busca do que quero (+) e comecei a me mover em busca do que quero (-) Menos? Menos Vida? Menos Amor ? Menos Saúde? Menos Sucesso? Menos Alegria? Menos Força?”


No meu entendimento as Emoções impactam quando no movimento do Espírito abrimos mãos das Virtudes de Amar +, estimular + Abundância, buscar + Verdades interiores, + Bondade, + Beleza, + Justiça, + Plenitude, + Presentes a nossa própria Vida, buscar estar + Inteiro no que viemos buscar e nos distraímos com os Vícios de Projetar no outro o que não queremos melhorar em NÓS.

Usando a CULPA e a DESCULPA para viver o “Desligamento”, ao invés do positivo da “Abundância”, pense nisto, pois muitas vezes fazemos movimentos inconscientes sem perceber e quando vemos simplesmente o tempo passou.


Boa parte deste olhar depende de o quanto você é observador da própria vida e da própria essência (De quando em quando). Quanto se conhece, e quanto mais honesto for de si mesmo, ou com um olhar claro dos caminhos a seguir, mas fácil tomar partido destas decisões. ( Gosto do vídeo: Sentido da Vida: Uma jornada de Trevas e Luz | Marcelo Gleiser)

Me parece que isto tudo é complexo demais. Mas às vezes só precisa ser refletido e vivido. Se observar é evoluir, fazer escolhas é ir aos poucos definindo os caminhos desta sua existência.

A repetição da frase: “Não existe certo ou errado” é uma realidade quando se está partindo para a experiência de Vida do seu próprio laboratório da existência.


Fontes de reflexão:

A CURA – Bert Hellinger

5 Essência - Albert Einsten

Vigiai e Orai – Carlos A. Baccelli – Texto De quando em Quando

Vídeo: Sentido da Vida: Uma jornada de Trevas e Luz | Marcelo Gleiser

Colocação sobre CULPA e a DESCULPA – aprendizado persistente dentro dos estudos de desenvolvimento da escola Espírita. Um entendimento definitivo para meu nível de consciência tive especificamente se encontra no livro Mediunidade e Obsessão – Alírio Cerqueira Filho, capítulo Mediunidade e Espírito de Serviço página 43 que copio abaixo.


“Culpismo e desculpismo”

Um dos graves problemas da humanidade até hoje é o culpismo, que significa, literalmente, culto à culpa. A culpa é um processo que envolve autojulgamento, autocondenação e autopunição pelos erros do passado. Isso não nos auxilia em nada, apenas nos deixa estagnados num processo de lamentação que não traz o passado de volta e nubla as nossas ações presentes, gerando um futuro ruim. Por isso, o Mentor Telésforo solicita que se olvidem os erros do passado para se buscar o que é fundamental, o cultivo da ação responsável. Assim, a pessoa que fracassou assume a responsabilidade por aprender com o seu erro para poder repará-lo no futuro. Agindo desta maneira, os erros tornam-se instrumentos de aprendizado e crescimento interior, e não há estagnação. No desculpismo, que é o culto da desculpa, acontece um processo inverso: o ser não assume a responsabilidade pelos erros e normalmente os projeta nos outros...”, acredito eu, inconscientemente para evitar o confronto consigo mesmo, mas autoconhecimento é uma viagem tão sensacional que é uma pena se demorar mais... até porque não é necessário grandes movimentos, pois pequenas casas ou grandes santuários são construídos da mesma forma, tijolo a tijolo.



Helô Siqueira

Apaixonada por Inspirar o Outro

"Acredito fortemente que a Vida é um laboratório da Alma e quanto mais estudo, mais tenho certeza disto."

O Coaching foi um caminho para aplicar de forma consistente e eficaz o conhecimento que venho arquivando há alguns anos, que aplico diariamente em minha vida e para ajudar que outras pessoas pudessem olhar sua Vida com plenitude, independência e confiança.

Executive Coach e Life Coach

coaching@iphormee.com

Recent Posts

See All